4 de junho de 2007

COMO ACTUAR FRENTE AO LUME

Como actuar frente o lume

Medidas preventivas

1. Nom prendas lume no monte. Sobretudo quando há vento forte ou a vegetaçom está seca. O vento pode levar o lume até outro ponto e provocar um incêndio.

2. Se for precisso para aquecer ou para cozinhar, nunca o perdas de vista nem o abandones a meio apagar. Tem sempre a mao todos os elementos precissos para controlar o lume. Extrema as precauçons.

Como actuar frente a um incendio

1. Se é un foco pequeno intenta apagalo com pólas, água ou com terra.

2. Avissa enquanto puder ligando para o 112. Intenta pôr-te a salvo, bem numha zona já queimada ou bem num claro. Procura fugir baixando e nunca corras para acima.

3. Evita as cristas e baixa dos cumes quando for possível, e procurar nom fazé-lo polas aristas.

4. Se o lume te arrodeia, procura um lugar onde o seu frente seja mais feble e o fume menos denso. Se tiveres água, molha-te; cobre-te com umha toalha ou algo similar, toma folgos e atravessa-o com decissom e com força.

5. Se o tiveres justo acima e che impede avançar, séntate no chao procurando issolar-te coa mochila. Nom te deites e aguarda a que passe o mais forte para seguir baixando.

X Acampamento de Verao

Como todos os últimos fins de semana do verao, reunimo-nos num par de jornadas de convívio, caminhadas, lezer e conversa, que servirá...